FANDOM

A Insurreição de Março foi uma onda de vandalismos destrutivos que ocorreu em março de 2012, durante a Ditadura1478. Nesse evento, foram feitos ataques em masssa contra diversas wikis brasileiras, entre elas o Planeta Ben 10, a Ben 10 Fanfiction, a Wiki Lutas do Chat e a Wiki Ben 10 Espécies, além de um ataque internacional contra a Ben 10 Wiki (ES) e suas respectivas administrações. O planejamento e a execução dos ataques, inicialmente atribuidos aos M-As devido a liderança do simpatizante M-A Comandante de Tropa, na verdade foram orquestrados pela organização Hail Hydra, filiada aos Cavaleiros Negros e secretamente comandada pelo usuário ClockWork217.

O evento teve motivação política e foi uma resposta à administração insatisfatória comandada pelo ditador Caio1478 e às "políticas ilícitas" impostas de forma opressiva aos usuários da wiki, por isso seria necessária uma "limpeza administrativa". Diversos vândalos arruaceiros, como Clock433, PikaTroll, Hyundai Veloster e The Charada, semearam caos, xingamentos e spam por diversas páginas das wikis atacadas, com mensagens de protesto e ameaças aos "administradores opressivos", a fim de gerar instabilidade interna e externa em seus alvos.

A autoria dos ataques foi reivindicada por Regenado (em nome da Hail Hydra) dias depois. Aproveitando-se de uma tensão entre os Benáticos e os M-As, o vândalo tentou articular uma aliança com a cúpula do grupo, formada por M-A Comandante, M-A Vingador e Jon31, mas acabou ridicularizado. Então o grupo Hail Hydra decidiu combater a administração do Planeta Ben 10 por conta própria, assumindo uma postura mais agressiva no trato com os usuários e dando o ponto de partida para o Caso Hail Hydra.

No dia 30 de dezembro de 2014, ClockWork217 assume a autoria de todos os ataques da Hail Hydra, incluindo os Ataques de Março, e justifica suas reais motivações: dias antes dos ataques, ocorreu a remoção arbitrária do cargo de moderador do chat de Nano devido a uma discussão na wiki de lutas de Garoto legal (que seria posteriormente atacada pela Hail Hydra) e seu posterior banimento da sala de conversas por Caio1478, que manipulou a opinião pública contra o usuário. Então, Nano resolveu elaborar o ataque como uma forma de vingança contra o ditador e seus apoiadores. Em 2015, foi revelado que um dos participantes dos ataques, Usuario Wikia 002, não era membro da Hail Hydra, mas sim um soldado da Equipe Knox.

HistóriaEditar

AntecedentesEditar

No dia 24 de Fevereiro de 2012, o usuário PikaTroll se registra no Planeta Ben 10 e logo começa a vandalizar aleatoriamente. Paralelamente, ClockWork217 avisa ao administrador Enormossauro Supremo sobre vandalismos de um IP que coloca informações falsas em páginas. PikaTroll comenta no wall, sempre usando caps lock, dizendo que o IP seria um amigo dele e que ele seria um suposto aliado dos M-As. O usuário ganha medalhas vandalizando (incluindo uma de Edição da Sorte) e xinga nos comentários de blogs dos usuários Fusion Hammer M e Garoto legal, sempre usando palavrões e termos como "imbecil" e "idiota".

PikaTroll entra no chat, começa a xingar dois usuários que estavam lá e sai. Ele reclama na wall do Necrofriggiano por ele ter revertido um vandalismo dele, Necro remove as respostas que continham palavrões e inclusive uma ridicularização de Caio1478. PikaTroll some depois disso e nunca foi punido pelos vandalismos.

No dia seguinte outro usuário registra-se com o nome de Clock433, e inicialmente ele mostra ser uma pessoa justa, removendo fanarts e vandalismos. Ele se disse primo de PikaTroll e entra no chat da Planeta Ben 10 para tentar se explicar sobre os atos de seu "primo", mas acaba atacado pelo Grupo de Lutas do Chat, conforme o registro:

11:36 Ultimate Ben dez ESTRANHO ELE SER SEU PRIMO NÉ?!

11:37 Garoto legal vc é seu primo ¬¬

11:37 Taken 3d O PIKATROLL? SERIO?

11:37 Clock433 CHEGA

11:37 Taken 3d QUE COINCIDENCIA

11:37 Ultimate Ben dez É

11:37 Taken 3d VAZA DAQUI O SENHOR MISTER BIN

11:37 Clock433 Thread:46251

11:37 Taken 3d ¬¬

11:37 Garoto legal ai Ultimate

11:38 Ultimate Ben dez que

Banido do chat acusado de ser capanga dos M-As, Clock vai reclamar na wall de Enormossauro Supremo, onde denuncia Taken 3d e Garoto legal chamando-os de "mal-educados" e "chatos", fazendo drama dizendo que sairia da wiki.[1] Posteriormente, Clock xinga o primo PikaTroll de imbecil e reclama em uma wall de Nanomech217 (o arquiteto daquilo tudo) onde o mesmo diz a ES que as pessoas do chat estavam sendo mal-educadas. Como IP, ele se passa por um amigo e comunica que Clock teria se suicidado pelo que havia acontecido, mas ES e Mutante 10 logo desconfiaram que ele estava mentindo. Clock433 desaparece sem prestar reais esclarecimentos.[2]

Invasão de M-A Comandante de TropaEditar

Na noite do dia 2 de Março de 2012, Clock433 retorna misteriosamente e vandaliza a wiki, mas acaba neutralizado e bloqueado por Sharkaron[3], e no mesmo dia, PikaTroll também retorna vandalizando, dizendo ser aliado dos M-As e que era uma conta alternativa de Pedro Flares, um conhecido arruaceiro da época[4]. Ninguém deu muita atenção, mas pouco tempo depois, na madrugada do dia 3 de Março de 2012, um usuário peculiar chamado M-A Comandante de Tropa invade a wiki Ben 10 Wiki (ES) e vandaliza em uma página, sendo revertido pelo administrador Ben Phantom. Ele some, do nada, e para de vandalizar.[5] Horas depois, na manhã daquele sábado, o usuário Hyundai Veloster se registra no Planeta Ben 10, entra no chat e repete a clássica vinheta da marca Hyundai (a mesma postada pelo Comandante na wiki espanhola) diversas vezes, em forma de spam. Veloster acaba banido, mas de repente, o próprio M-A Comandante de Tropa entra no chat, acompanhado do vândalo PikaTroll. Ele diz que vai iniciar um processo de limpeza e reformulação naquele lugar e que aqueles ataques eram uma forma de protesto. Apesar da histeria dos usuários, o Comandante acaba banido, mas um ataque de Hyundai Veloster a uma página[6] marcou a acentuação da onda de vandalismos e ameaças a usuários no Planeta Ben 10.[7][8]

PikaTroll retorna ao chat após ter sido banido, e manda o link do chat da wiki Ben 10 Fanfiction, exigindo a presença dos Administradores. Ali, M-A Comandante de Tropa se apresenta definitivamente e expõe seus propósitos a Enormossauro Supremo e a Caio1478. Enquanto ele ameaça os usuários, um usuário misterioso chamado Usuario Wikia 002 invade o Planeta Ben 10 e apesar de banido do chat, começa a vandalizar muito e ameaçar o usuário ClockWork217 dizendo que ele criou um grupo chamado "M-N: MORRA NANO", ele é parado por Enormossauro, que o bloqueia por infinito. Usuario Wikia 002 ataca a wiki Os Vingadores e a wiki Percy Jackson, supostamente sob ordens de M-A Comandante de Tropa. (sendo mais tarde provado, em 2015, que foi a mando da Equipe Knox)

O Comandante invade o wall de Enormossauro Supremo, diz que as tropas estavam se preparando e ainda diz que se ele for bloqueado ocorreriam ataques em massa mais pesados ainda.[9] Para piorar a situação, o troll FFLLFL invade o chat da Ben 10 Fanfiction e se refere ao M-A Comandante de Tropa como "mestre" e "supremo Comandante". PikaTroll e Hyundai Veloster xingam Caio1478, que imediatamente bloqueia o Comandante e seus asseclas por infinito. Todos os soldados são banidos do chat e os ataques aparentemente param, por enquanto. M-A Comandante de Tropa chama todos para o chat da Wiki Terra dos Morra e continua ameaçando fazer mais ataques, sempre mencionando que a wiki precisava de uma "limpeza ideológica". Atônito, Enormossauro Supremo cogita fazer um plano de contra-ataque com a ajuda dos usuários, mas o grupo desaparece misteriosamente no dia seguinte.

Os administradores Enormossauro Supremo e Caio1478 cogitaram denunciar M-A Comandante de Tropa e todo o seu grupo para a Wikia Staff, mas todos, inclusive o próprio Comandante, escaparam e desapareceram antes disso, nunca mais voltando. Eles não foram localizados.

Ataques de The CharadaEditar

No dia 8 de março de 2012, ocorreu mais uma invasão de troll no chat do Planeta Ben 10. Dessa vez, o usuário The Charada entrou dizendo ser Diego Trindade, um representante do grupo hacker Fail Shell que atacou sites do governo brasileiro em 2011. Para provar seu caráter destrutivo, ele atacou a Wiki Ben 10 Espécies, a Wiki Lutas do Chat e uma wiki do usuário Hermntrix, que estava online naquele momento, e insere xingamentos e ameaças, declarando propósitos políticos assim como M-A Comandante de Tropa. A fim de se mostrar o "herói do dia", ClockWork217, que teve sua wiki atacada, resolve confrontar o vândalo na Wiki Terra dos Morra (para onde os usuários foram chamados) e "hackeá-lo" (sendo que na verdade, a conta era dele próprio).

Herm fica impressionado com as "habilidades" de Nano, e ele resolve agraciá-lo com o acesso à conta do The Charada. Ele muda a senha da conta e a utiliza para sua diversão própria.

Revelação da Hail HydraEditar

Posteriormente, no dia 15 de março de 2012, o misterioso Clock433 retorna, dessa vez atacando em nome da Hail Hydra (mencionando um Ataque Arpa) e vandaliza diversos locais da wiki com ofensas pesadas a Caio1478 e Nanomech217. Clock433 acaba posteriormente neutralizado por Caio1478 que fortemente reprime suas atitudes.

No dia 17 de março, o usuário O Contribuidor entra no chat e faz uma série de ameaças aos usuários, além de entrar no mural de mensagens de Entidade Sombria e mandar mensagens contra Caio1478 em nome dos M-As.[10] No entanto, ele acaba neutralizado pelos administradores e Entidade Sombria propõe criar um plano para parar o Ataque Arpa citado pelo vândalo junto a Giuliano, João Helamã e ClockWork217, mas não desenvolve sua iniciativa nos dias subsequentes.

Mas Enormossauro não sabia que Nano era Contribuidor e que pretendia criar algo muito maior: aquela era a primeira aparição do grupo Hail Hydra. Antes do bloqueio de Contribuidor, ele disse no chat da wiki Terra dos Morra que o "Fuhrer vai derrubar Caio" e sem pensar duas vezes, o denuncia aos staffs. No dia seguinte, Nano viajaria, e ele consegue um computador durante a viagem para burlar seu bloqueio de IP.

Assim, o usuário Regenado se registra no Planeta Ben 10 e aproveita tensões entre os usuários e os M-As, que estavam atacando a wiki com as contas M-A Comandante, M-A Vingador e Jon31, para infiltrar-se no meio deles e se passar por um M-A. Jon chama os usuários para o chat da wiki Os M-A, e ali ele faz ameaças. Regenado se infiltra no meio deles e se apresenta aos usuários, assumindo a autoria dos ataques que vinham sendo feitos desde o começo do mês. Garoto legal acusa Nanomech217 de ser Jon31 e de ter algum envolvimento com Regenado. Nano nega tudo. Regenado diz que vai derrubar o Planeta Ben 10 e o administrador Caio1478 e organizar uma "limpeza" no lugar por ter sido ofendido pelos usuários. Enormossauro Supremo tenta bolar um plano junto de usuários como Nanomech217 e Chase Matthews.

Regenado diz que tem um infiltrado e que algo "grandioso" aconteceria, sempre blefando. Durante o caso, Nanomech217 descobre que Caio1478 foi bloqueado globalmente e fica perplexo, enquanto o ditador volta com a conta Caio14789. Regenado vandaliza o Planeta Ben 10 para cumprir as ameaças, com ofensas a Caio1478 e Nanomech217 pelas páginas. No dia seguinte, Nano descobre que Caio1478 foi bloqueado e fica perplexo, por seu plano ter dado certo. Regenado diz aos usuários que sabe de tudo o que acontece na wiki.

No dia 19 de Março de 2012, Regenado volta, faz ameaças aos usuários no chat e faz um blog dizendo que todo o Planeta Ben 10 seria derrubado. Enormossauro Supremo diz que ele seria denunciado aos Staffs e Regenado acaba banido do Planeta Ben 10. Quatro dias depois, Nanomech217 chama todos ao chat da Wiki Besouros Negros, onde os Besouros estariam atacando. Regenado dialoga com os verdadeiros Besouros-Negros e diz que era um alto oficial deles. Eles não acreditam. Depois que os Besouros saem, Regenado anuncia a existência oficial de um misterioso grupo do qual ele fazia parte, e que seu nome verdadeiro seria Marcos, apenas para despistar os Benáticos.

Regenado instaura o mistério de um hacker que estaria hackeando contas no Planeta Ben 10, que seria seu "subordinado": o Retalhador de Contas. Esse hacker usava contas para espionar wikis a mando do lider do grupo de Regenado. Os usuários debatiam sobre quem seria o Retalhador, que na verdade era uma fantasia de Nanomech217 para despistar a todos. O verdadeiro objetivo dos HHs era derrubar Caio1478 e assumir um controle da wiki em um regime de democracia, contra a Ditadura, mas para isso precisariam exterminar e assustar a suposta "panelinha" do Ditador. A fim de afetar a atividade da wiki, todo e qualquer novato que entrava no chat era acusado de ser membro dos HHs, e todos eram banidos. Essa postura mais agressiva do grupo foi o ponto de partida para o Caso Hail Hydra.

LegadoEditar

...

CuriosidadesEditar

  • Marcou a primeira aparição da Hail Hydra (e consequentemente dos Cavaleiros Negros) no Universo Ben 10.
  • O Bloqueio Global de Caio1478 ocorreu durante os eventos da crise, sendo uma grande vitória para os revolucionários. A ausência do ditador favoreceu ainda mais a proliferação do grupo Hail Hydra.
  • PikaTroll vandalizou tanto no primeiro dia de ataques que incrivelmente conseguiu uma medalha de Edição da Sorte, fazendo a contribuição de n. 93.000 da wiki.
  • ClockWork217 costuma comparar esses ataques com a onda de violência organizada cometida pelo PCC no ano de 2006.
  • Quando Sharkaron bloqueou Clock433 por 1 semana no dia 2 de março de 2012, o IP de ClockWork217, por consequência, também acabou bloqueado. Ele inventou uma história de que teria sido hackeado pelo usuário, que na verdade seria o M-A Louco do Futuro, e por isso ele conseguiu pegar seu IP. Sharkaron acreditou, desbloqueou Clock433 e deixou Nano livre para prosseguir com a onda de vandalismos.[11]
  • ClockWork217, o mentor por trás dos ataques, chegou a convocar amigos do tempo da Wikinet para o ajudarem a vandalizar a wiki, no entanto eles não levaram o pedido a sério.[13]
    • Para afastar possíveis suspeitas, momentos depois ele ainda pediu ajuda contra os ataques que ele mesmo havia planejado.
  • Provavelmente Silas Maracutaia seja um simpatizante do grupo de M-A Comandante de Tropa.
  • M-A Comandante desmentiu a autoria dos ataques tempos depois, ou seja, era apenas um grupo de simpatizantes.
  • Todos, menos Silas Maracutaia e Usuario Wikia 002 eram contas de ClockWork217.
  • A conta PikaTroll foi concebida com esse nome com o objetivo de incriminar Hermntrix caso houvesse alguma investigação. Pouco antes de a conta ser criada, ele comentou com todos que um primo utilizava esse nick no Facebook para fazer zoeira, logo ele seria um suspeito em potencial.
  • M-A Comandante de Tropa pretendia atacar em massa a Ben 10 Planet para provocar uma crise internacional devido ao plágio do design da wiki por Caio1478 e também a Central da Comunidade americana, mas o plano teve que ser abortado para evitar chamar a atenção da Wikia Staff.

Referências Editar

  1. Reclamação de Clock433 na wall de ES
  2. Farsa de Clock433 comunicando sua "morte"
  3. Retorno de Clock433
  4. Vandalismo do PikaTroll
  5. Ataque da Hail Hydra na Ben 10 Wiki ES
  6. Ataque do spambot Hyundai Veloster na wiki
  7. Ameaça de M-A Comandante de Tropa a um usuário
  8. Vandalismo de M-A Comandante de Tropa
  9. Ameaças de M-A Comandante de Tropa no mural de ES
  10. Ataques de O Contribuidor
  11. História que Nano inventou para não ser bloqueado
  12. Pedido de ajuda à Wikia Staff
  13. ClockWork217 convocando vandalismos contra a wiki
EVENTOS e CASOS
UB10QW.png Pré-Comunidade Fundação da WikiChegada de Salada22
Ditadura1478 Caso BielrugeroCaso MedalhasConflito com o Ben 10 PlanetRixa Caio/ArtuaiiPrimeira Votação para AdministradorCaso Anti-UsuáriosCaso VinhoGilesAscensão de Enormossauro SupremoCaso das Contas FemininasCaso Morre ArtuaiiCaso Uhaa753Caso AnonymousBRCaso Inspetor 13Caso FamousToonsFacialInsurreição de MarçoBloqueio Global de Caio1478Caso Nanomech217Caso Cavaleiros NegrosRevolução Anon
Era de Ouro Primeiro Ataque de Caio1478Caso BanjoSegunda Votação para AdministradorCrise das Imagens FanfictionSegundo Ataque de Caio1478Surto BWDCaso CloneTrooperMijai-RevoluçãoCaso Universo Caio Ben 10Revolução Hail Hydra (Plano MarchCaso Jordanraiol) • Fim das LutasApagão no ChatCaso Creeper BrasileiroCaso Bel TennysonCaso RadicaJoãoLevantes de Fevereiro
Era de Platina Novo RenascimentoCaso Rei Abacaxi (Caso Armagedon2000) • Caso OmnipédiaRetorno de Antigos UsuáriosMigraçãoRebelião Cinzenta
CAVALEIROS NEGROS/
HAIL-HYDRA'S